PROGRAMAÇÃO

Todas as Exibições são gratuitas. 

Retirada de ingresso a partir de 1h antes da sessão na bilheteria.

Local de realização: Sala Sesc do Cine Lume Ritz Goiânia. Capacidade: 234 pessoas.

 

QUARTA, 22 de maio

19h - Cerimônia de Abertura e Sessão 1 da Kino Mostra Goiás seguida de bate-papo com realizadores (Cine Lume Ritz)

Exotismos (2024) - Dir.: Alessandra Gama (DOC, 16 min, Livre)

Em um cenário vibrante e intimista, o filme retrata diálogos e transformações que revelam não só a expressão dos cabelos, mas também a individualidade de corpos dissidentes na efervescência cultural da capital goiana.

 

Eu Não Nasci Para Isso (2024) - Dir: Erik Ely (DOC, 18 min, 16 anos)

O processo de alistamento militar obrigatório traz consigo uma determinação da qual não se pode fugir, forçando muitos jovens a servirem contra a própria vontade.

 

Rua 8 (2023) - Dir.: Laércio Alves e Caique Branco (DOC, 9 min, 14 anos)

No centro de Goiânia, a Rua 8, conhecida como “Rua do Lazer”, vive um processo de renascimento artístico e cultural. Porém, isso não acontece de forma pacífica.

 

O Vale Vai Descer (2024) - Dir.: Elisa Marques (DOC, 10 minutos, LIVRE)

Provando que o esporte é de fato para todos e que a quadra é um lugar seguro para a comunidade LGBTQIAP+, o Vale Handebol Clube existe para que a mensagem da união, diversidade e inclusão seja sempre atual.

 

Garagem 61 (2023) - Dir.: Leonardy Sales (DOC, 9 min, 12 anos)

Em Garagem 61 você conhece David Souza e seu Volkswagen Saveiro vermelho. A narrativa combina linguagem cinematográfica e jornalística automotiva para apresentar esse universo automobilístico urbano pelas ruas e periferias do município de Luziânia, no estado de Goiás.

 

Mel Tamarindo (2022) - Dir.: Izabela Nascente (FIC, 25 min, LIVRE)

Mel Tamarindo é uma peça-filme criada a partir de três músicas de Siba Veloso. O filme traz a história de dois amigos, operários, que moram juntos, mas são engolidos pelo cotidiano e já nem se reconhecem mais.

 

A Chuva do Caju (2023) - Dir.: Alan Schvarsberg (DOC, 20 min, LIVRE)

No coração de um vale escondido nas profundezas do Brasil central, Seu Alvino e Dona Neusa plantam e colhem o que a terra dá, como o cajuzinho do cerrado e o baru. Após mais de dois séculos, o tempo continua passando lento no quilombo Vão de Almas, apesar da seca cada vez mais severa.

 

Duração total: 115 minutos - 7 filmes (6 DOC, 1 FIC)

 

 

QUINTA, 23 de maio

19h - Sessão 2 da Kino Mostra Goiás seguida de bate-papo com realizadores (Cine Lume Ritz)

Sujas de Carmim (2023) - Dir.: Silvana Beline (FIC, 15 min, LIVRE)

Duas mulheres de classes sociais diferentes, unidas pela paixão por um cantor brega, viajam do sul e centro-oeste do Brasil até Minas Gerais para homenageá-lo após sua morte.

 

Sobre a cabeça os aviões (2023) - Dir.: Amanda Costa e Fausto Borges (DOC, 19 min, 10 anos)

A partir do crime que envenenou 92 pessoas em 2013, na Escola Municipal Rural São José do Pontal, em Rio Verde (GO), o curta-metragem revela os impactos da pulverização aérea de agrotóxicos na vida e no futuro de crianças em comunidades do campo em Goiás.

 

Tem Tem da Ceasa (2024) - Dir.: Vasconcelos Neto (DOC, 13 min, LIVRE)

Aqui é o Tem Tem, vendedor de suco da Ceasa de Goiânia, e eu quero realizar o sonho de ir no Rodrigo Faro! Me ajuda, vocês que estão vendo esse vídeo.

 

Madruga Bikes (2023) - Dir.: Larry Machado (DOC, 24 minutos, 12 anos)

Cláudiomar Felipe, o Madruga, é inventor e personalisador de bicicletas e atualmente está renovando e reformando o seu mais antigo projeto.

 

Quem é Você? (2024) - Dir.: Raquel Rosa (FIC, 14 min, 16 anos)

Marina, uma atriz de teatro casada com Carlos, vê sua vida mudar após uma viagem a trabalho, onde conhece Bruno. A partir desse encontro, Marina tem de lidar com desafios inesperados.

 

para Carlos (2024) - Dir.: Carlos Cipriano (DOC, 15 min, 12 anos)

Você foi embora sem me dar a chance de dizer adeus.

 

Oração a Vácuo (2024) - Luis Calil (FIC, 24 min, 12 anos)

Um robô aspirador é conectado a um sinal de Wi-Fi misterioso e ganha consciência. Uma jornada de descoberta e auto-reflexão leva o pequeno eletrodoméstico a se rebelar contra sua dona, uma jovem mentalmente instável.

 

Duração total: 124 minutos - 7 filmes (4 DOC, 3 FIC)

 

 

SEXTA, 24 de maio

19h  - Kino Mostra Brasil - Sessão 1 (Cine Lume Ritz)

Samuel Foi Trabalhar (AL, 2024) - Dir.: Janderson Felipe e Lucas Litrento (FIC, 17 min, 12 anos)

Na véspera de deixar a informalidade e ser contratado, Samuel é assombrado pelo seu instrumento de trabalho: a fantasia de engenheiro.

 

Temos Muito Tempo Para Envelhecer (MG, 2022) - Dir.: Bruna Schelb Correa (ANI, 9 min, LIVRE)

Sem saber de todos os detalhes, uma menina relata algo ocorrido anos antes de seu nascimento. O conto antigo fala sobre uma moça chamada Alma, que sozinha e cansada de só olhar pela janela, decide construir sua rua dentro de casa.

 

Expresso São Valentim (SP, 2023) - Dir.: Guilherme Ayres e Luiza Torres (FIC, 15 min, LIVRE)

O amor sempre esteve presente na vida de Mabel. Ao vender passagens de ônibus num guichê de rodoviária ela forma casais ao colocar pessoas sentadas lado a lado para viajar. O que ela não sabia, é que o amor que ela sempre fez florescer na vida de outros, iria agora florescer na sua vida.

 

Olha o Mate (RJ, 2023) - Dir.: Rebecca Joviano (FIC, 10 min, LIVRE)

Wallace finalmente deu um chega pra lá na deprê. Agora, de peito aberto pro que der e vier, sua única certeza é que depois do trampo na praia, vai voltar pra casa com o galão de mate no zero!

 

Fantasma Neon (RJ, 2022) - Dir.: Leonardo Martinelli (FIC, 20 min, 10 anos)

Um entregador de aplicativo sonha em ter uma moto. Disseram a ele que tudo seria como um filme musical.

 

Sereia (2023) - Dir.: Estevan de la Fuente (FIC, 15 min, 14 anos)

É aniversário de Lúcio, criança cheia de imaginação que gosta de desenhar sereias e brincar com bonecas, mas na presença do pai intolerante e violento, o clima em casa não está para festa.

 

Eu Faço Loucuras Por Você (SP, 2023) - Dir.: Gabriela Queiroz (FIC, 11 min, LIVRE)

Uma locutora de carros de telemensagem deseja encontrar o amor de sua vida. Mas ela será capaz de reconhecer a sua metade da laranja quando ele cruzar o caminho dela.

 

As Miçangas (DF, 2023) - Dir.: Emanuel Lavor (FIC, 18 min, 14 anos)

Em uma casa envolta por natureza, duas irmãs preparam um aborto, sem notar que há uma cobra na residência. Exibido no Festival de Berlim 2023.

 

Lapso (MG, 2023) - Dir.: Caroline Cavalcanti (FIC, 24 min, 10 anos)

Após praticarem atos de vandalismo, adolescentes da periferia de Belo Horizonte, cumprem medidas socioeducativas onde passam a compartilhar afetos e incerteza diante da dureza dos dias, da repressão e do esquecimento do sistema.

 

Pássaro Memória (RJ, 2023) - Dir.: Leonardo Martinelli (15 min, FIC, LIVRE)

Após praticarem atos de vandalismo, adolescentes da periferia de Belo Horizonte, cumprem medidas socioeducativas onde passam a compartilhar afetos e incerteza diante da dureza dos dias, da repressão e do esquecimento do sistema.

 

Quebra Panela (2022, PE) - Dir.: Rafael Anaroli (FIC, 18 min, LIVRE)

Solange é uma avó solteira que trabalha como manicure numa cidade do interior pernambucano. Com a rotina afetada pela montagem de um set de filmagem na rua onde mora, Dona Sol tem em casa uma porta e uma janela que, se abertas, dão acesso direto ao cinema.

 

Duração total: 172 min - 11 filmes (10 FIC, 1 ANI)

 

SÁBADO, 25 de maio

9h - Masterclass “A Primeira Estória: Caminhos Possíveis para Roteiristas Iniciantes do Centro-Oeste”, com Emanuel Lavor. Local: Coletivo Centopéia.

14h - Oficina “Do Teatro Para o Audiovisual: Estratégias e Desafios”, com Hélio Fróes. Local: Coletivo Centopéia.

16h - Mostra Kino Teens (Cine Lume Ritz)

Capitão Tocha (2022) - Dir.: Matheus Amorim (FIC, 16 min, Livre)

Pedro, um menino negro tem como principal passatempo criar histórias a partir de brincadeiras com seus bonecos e outros objetos re-significados por ele. Mas sua brincadeira se torna especial quando ele encontra um boneco de ação com características semelhantes a sua na casa de um amigo.

 

Bonita de Rosto (2023) - Dir.: Ana Squilanti (FIC, 20 min, Livre)

Celina, de 12 anos, descobre que jamais seria considerada a menina mais bonita da sala.

 

Temos Muito Tempo Para Envelhecer (MG, 2022) – Dir.: Bruna Schelb Correa (ANI, 9 min, Livre)

Sem saber de todos os detalhes, uma menina relata algo ocorrido anos antes de seu nascimento. O conto antigo fala sobre uma moça chamada Alma, que sozinha e cansada de só olhar pela janela, decide construir sua rua dentro de casa.

 

Sobre Amizade e Bicicletas (PR, 2022) - Dir.: Julia Vidal (FIC, 12 min, LIVRE)

Thiago nunca pensou em participar da corrida de bicicletas, devido à sua condição física. Tudo muda ao conhecer Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual determinada a aprender a pedalar.

       

Quem Sabe? (SP, 2023) - Dir.: Milena Décourt (FIC, 5 min, Livre)        

"Quem Sabe?" é um curta-metragem estudantil brasileiro que aborda a história de dois melhores amigos enfrentando a transição da infância para a adolescência. Como parte disso, Laura e Caio discutem sobre o primeiro beijo.

     

15 Quase 16 (SP, 2023) - Dir.: Thais Fujinaga (FIC, 20 min, 10 anos)         

Pela primeira vez em contato com o fazer artístico, Tamiris descobre outras formas de extravasar as energias do seu corpo adolescente, até que é abusada durante uma aula.

 

O Limiar da Meia-Noite (RJ, 2023) - Dir.: Matheus Magre (FIC, 23 min, 12 anos)

Durante uma noite fria, a jovem Ana, tem seu quarto invadido por um espírito maligno: O Costureiro, que busca uma alma inocente.

 

Duração total: 103 min - 7 filmes (6 FIC, 1 ANI)

 

19h - Kino Mostra Brasil - Sessão 2 (Cine Lume Ritz)

Invasão ou Contatos Imediatos do Terceiro Mundo (PE, 2023) - Dir.: Hugo Aquino e Maria Gazal (DOC, 22 min, 10 anos)

Objetos Voadores Não Identificados são avistados sobre toda a Região Metropolitana do Recife. Uma invasão alienígena está ocorrendo e, diante do desconhecido, uma equipe de documentaristas decide sair às ruas da cidade, coletando depoimentos para compreender essa situação e o que ela de fato representa na vida da população.

 

Dona Beatriz Ñsîmba Vita (MG, 2024) - Dir.: Leonardo Cata Preta Souza (FIC, 20 min, 12 anos)

Uma mulher determinada a cumprir a missão divina de criar seu próprio povo, usando uma habilidade peculiar de produzir clones de si mesma. Livremente inspirado na história da heroína congolesa Kimpa Vita.

 

Vão das Almas (DF, 2023) - Dir.: Edileuza Penha de Souza / Santiago Dellape (FIC, 15 min, 14 anos)

No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade...”

 

Casa das Águas - um Asé de Efon (RJ, 2024) - Dir.: João Pedro Orban (DOC, 18 min, LIVRE)

"Casa das Águas, um Asé de Efon" é um documentário que mergulha nas águas sagradas das histórias de um dos poucos terreiros de Candomblé Efon no Brasil. Um filme sobre a resistência e beleza do culto aos Orixás dessa tradição afrodiaspórica.

 

O Bicho (MG, 2024) - Inédito - Dir.: Rodrigo Mangal (FIC, 6 min, 14 anos)

Um catador é comparado ao protagonista do poema "O Bicho", de Manuel Bandeira, pelo conhecido desembargador da cidade Bonifácio Guimarães. Segredos do lixo das almas acabam por emergir com esta despretensiosa provocação.

 

Te escrevo porque te quero perto (SE, 2023) - Inédito - Dir.: Julie Santos e Mony Mendonça (DOC, 17 min, LIVRE)

Elisa pega a estrada até o alto sertão sergipano para ir em busca do reencontro com Marina, enquanto nos revela suas inquietações por meio de cartas sonoras. Mas será que o medo e a incerteza foram capazes de mudar o trajeto desse encontro?

 

Todavia Sinto (SP, 2022) - Dir.: Evelyn Santos (DOC, 10 min, 14 anos)

Sentir, Descobrir e Decidir: Sensações de uma gravidez. Um corpo imerso que agora se transforma.

 

Mistérios do Nixipae (AC, 2023) - Dir.: NatoRê e Mawa Pey (DOC, 25 min, LIVRE)

O filme "Mistérios do Nixipae" retrata o surgimento da bebida do Nixipae (ayahuasca) na cosmovisão do povo Huni Kuî.

 

Emerenciana (PR, 2023) - Dir.: Larissa Nepomuceno (DOC, 12 min, LIVRE)

Ela teve nome, sobrenome e uma história, mas por ser negra e pobre teve sua identidade apagada. Emerenciana Cardoso Neves.

 

Arruma Um Pessoal Pra Gente Botar Uma Macumba Num Disco (RJ, 2023) - Dir.: Chico Serra (DOC, 20 min, LIVRE)

Documentário musical em torno das criações sonoras de Getúlio Marinho, responsável por levar os pontos de macumba para o disco. Através de materiais de arquivos, músicas e depoimentos, o filme investiga a influência das religiões de origem africana na música e na cultura popular brasileira."

 

Bença (PR, 2023) - Dir.: Manu Cappo (FIC, 15 min, 12 anos)

Na cadeia a visita é sagrada, um clima de felicidade toma conta do ambiente. Antônio (44), está ansioso para ver sua esposa, Vera (45), e saber notícias da família. Entretanto, ao caminhar rumo ao pátio de visita, encontra Rodrigo (22), seu filho.

 

Mergulho (SP, 2022) - Dir.: Marton Olympio e Anderson Jesus (FIC, 16 min, LIVRE)

Durante os preparativos para um final de semana na praia, os sentimentos de uma família são confrontados a partir do retorno do filho mais velho, longe há dez anos. Mesmo sem querer todos vão mergulhar nas próprias emoções.

 

Duração total: 196 min - 12 filmes (4 FIC, 8 DOC)

 

DOMINGO, 26 de maio

9h - Oficina “Da ideia à distribuição - Caminhos para a produção audiovisual independente”, com Lidiana Reis. Local: Coletivo Centopéia.

14h - Oficina de Assistência e Operação de Câmera, com Léo Rocha. Local: Coletivo Centopéia.

14h - Mostra Kino Kids (Cine Lume Ritz)

Pororoca (MG, 2024) - Dir.: Fernanda Roque e Francis Frank (ANI, 6 min, LIVRE)       

Adaptado do texto “A inacreditável história do pescador” de T. Dalpra Jr, Pororoca é fruto do amor entre a Baleia e o Peixe-boi; uma metáfora do agitado e caudaloso encontro da água do mar com a água do rio.

 

O Balão de Ercília (GO, 2024) - Dir.: Ana Maria Cordeiro (ANI, 10 min, LIVRE)

"O Balão de Ercília" conta a história encantadora de Ercília, uma menina cheia de vida e aventuras, mas que enfrenta desafios comuns relacionados à saúde infantil, como a aversão a escovar os dentes, a alimentação inadequada e a resistência em tomar banho.

 

Geração Alpha (GO, 2023) - Dir.: Débora Resendes e Iuri Moreno (ANI, 11 min, LIVRE)

Rebeca, uma menina apaixonada por leitura, tenta convencer seu vizinho e melhor amigo, Marcelo, a ler um livro.

 

Contos Mirabolantes: O Olho do Mapinguari (PA, 2023) - Dir.: Andrei Miralha e Petronio Medeiros (ANI, 9 min, LIVRE)

Maria Estrela é uma menina que adora ouvir histórias antes de dormir, mas cansada de ouvir sempre as mesmas histórias, resolve ela mesma inventar um “conto mirabolante” onde narra a história de como o Terrível Mapinguari da Amazônia, um enorme monstro de um olho só e uma enorme boca em sua barriga, perdeu seu único olho na floresta e como a destemida Maria Estrela montada em Esperança, seu fabuloso Boi-Bumbá Alado, parte numa busca para encontrar o olho do Mapinguari.

 

Coelhitos e Gambazitas (SP, 2022) - Dir.: Thomas Larson (ANI, 10 min, LIVRE)

Coelhos, gambás, dispositivos eletrônicos e pilhas de louça para lavar. Pais cansados e crianças entediadas.

 

Anacleto, O Balão (PR, 2023) - Dir.: Carol Sakura e Walkir Fernandes (ANI, 12 min, LIVRE)

Alguns balões são bem coloridos. Alguns participam de festas e cantam parabéns. Alguns balões trabalham com palhaços. Outros esvaziam e encolhem. O balão Anacleto gosta de dar sustos.

 

De Dentro do Quarto (SP, 2023) - Dir.: Paula M. Urbinati (ANI, 8 min, LIVRE)

Um garotinho acorda em seu quarto sem se lembrar de nada, nem mesmo de seu nome. Ele não sabe o que aconteceu e nem como foi parar ali, mas não se incomoda por isso. Ele ama seu quarto e, inclusive, tem medo de sair dali. No entanto, conforme passa o tempo, ele começa a se irritar com o fato de estar lá trancado e vai criando coragem para ver o que há do lado de fora.

            

Estela, A Menina Maraguá (SP, 2023) - Dir.: Sofy Mazaro (ANI, 4 min, LIVRE)    

Uma jovem indígena que mora em uma metrópole, se encontra perdida consigo mesma e no meio de uma crise criativa. Ao dormir, ela embarca em uma jornada onírica que a levará de volta à sua origem cultural.

 

O Micronauta (GO, 2023) - Dir.: Emerson Rodrigues (ANI, 11 min, LIVRE)

O programa de maior audiência em sete sistemas estelares, finalmente chegou até a Terra. Micronauta o grande explorador espacial, vai explorar esse imenso e exótico planeta, mas para essa difícil tarefa Micronauta vai contar com a ajuda da cadete Keka e Xb-12, seu companheirinho robô.

 

Diafragma (2023, AL) - Dir.: Robson Cavalcante (ANI, 10 min, LIVRE)

Carlos, um menino muito criativo, sempre considerou seus olhos como sua maior fonte de diversão, mas após descobrir que possui diabetes, ele entende que precisará de resiliência para enfrentar a cegueira.

 

Duração total: 101 minutos - 11 filmes (10 ANI, 1 FIC)

 

16h  - Kino Mostra de Longas-Metragens (Cine Lume Ritz)

Festa Entre Parentes (2024, GO) - Dir.: Hélio Fróes (FIC, 86 min, 12 anos)

Imagine uma festa entre parentes em que cada membro começa a contar um causo e de repente o momento se transforma em uma denúncia de abusos típicos e atípicos do passado, mas que são tão familiares.

 

19h  - Cerimônia de Encerramento e Premiação + Exibição dos Filmes Premiados (Cine Lume Ritz)

20h  - Kino Mostra de Longas-Metragens (Cine Lume Ritz)

Mais Pesado é o Céu (2023, CE) - Dir.: Petrus Cariry (FIC, 98 min, 12 anos)

Depois de acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio, e os dois começam uma jornada pelas estradas. Eles compartilham um passado em comum, que são as lembranças de uma cidade submersa no fundo de uma represa.

 

SÁBADO, 01 de junho

9h - Masterclass “Escrituras do real: o cinema entre a vida e o imaginário”, com Affonso Uchôa. Local: Coletivo Centopéia.

14h – Kino Lab – Laboratório de Roteiros Audiovisuais. Local: Coletivo Centopéia.

 

DOMINGO, 02 de junho

10h – Kino Lab – Laboratório de Roteiros Audiovisuais.

 

Regulamento da Premiação (Kino Mostra): https://drive.google.com/file/d/1vg1J2sZ2n4cDYP0PftO6bNc7g39o2Ikx/view?usp=sharing 

Este projeto foi contemplado pelo Edital n. 8/2023 Formação e Difusão Audiovisual da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.